bate-papo EBD JUVENIL

sábado, 13 de outubro de 2012

LIÇÃO 2-SINAIS


Lição 2 >>> Sinais
Aula 11/10/09

Texto Bíblico: Mateus 24.1-12

Epígrafe: Jesus fala da destruição do Templo

Ref. (Marcos 13.1-2; Lucas 21.5-6)
1-Jesus saiu do pátio do Templo, e, quando já estava indo embora, os seus discípulos chegaram perto dele e chamaram a sua atenção para os edifícios do Templo. 2-Então ele disse:
– Vocês estão vendo tudo isso? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: aqui não ficará uma pedra em cima da outra; tudo será destruído!

Epígrafe: Sofrimento e perseguições
Ref. (Marcos 13.3-13; Lucas 21.7-19)
3-Jesus estava sentado no monte das Oliveiras. Então os discípulos chegaram perto dele e lhe perguntaram em particular:
– Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o senhor voltar e de tudo acabar?
4-Jesus respondeu:
– Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. 5-Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o Messias!” E enganarão muitas pessoas. 6-Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras. Tudo isso vai acontecer, mas ainda não será o fim. 7-Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá falta de alimentos e tremores de terra. 8-Essas coisas serão como as primeiras dores de parto.
9-Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores. 10-Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros. 11-Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. 12-A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará; 

Enfoque Bíblico (Versículo de destaque) 
  
Mateus 24.3: 
  
3Jesus estava sentado no monte das Oliveiras. Então os discípulos chegaram perto dele e lhe perguntaram em particular: – Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o senhor voltar e de tudo acabar? 
  
Introdução 
  
Para compreeendermos melhor como inicia-se o enredo, precisamos voltar um pouco no contexto bíblico e observarmos os fatos que ocorreram em Mateus 23 e que antecederam a cena de Mateus 24.1 
  
Mateus 23.13 
  
13– Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fecham a porta do Reino do Céu para os outros, mas vocês mesmos não entram, nem deixam que entrem os que estão querendo entrar. 
  
Como podemos observar, Jesus acabara de dar uma baita de uma bronca nos Mestres da Lei e  nos fariseus, é notável que o objetivo ali, foi de revelar a intensa hipocrisia que vivia Jerusalém em relação a credibilidade que se tinha com os Mestres da Lei e os fariseus e que segundo o próprio Jesus Cristo, eram errôneamente considerados como "Mestres", pois viviam mergulhados em ganância e em violência. 
  
E o palco principal dessa hipocrisia era justamente o templo de Jerusalém, por esse mesmo motivo o Capítulo 24 de Mateus se introduz com Jesus saindo do templo, antes disso Ele ainda relata o seu amor por Jerusalém no finalzinho do capítulo: 
  
Mateus 23.37-39 
  
Epígrafe: O amor de Jesus por Jerusalém 

Ref.(Lucas 13.34-35)
37Jesus terminou, dizendo:
– Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! 38Agora a casa de vocês ficará completamente abandonada. 39Eu afirmo que vocês não me verão mais, até chegar o tempo em que dirão: “Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!” 
  
Com o versículo 39, dá para compreendermos melhor o motivo dos discipulos terem chamado a atenção de Jesus para o templo em 24.1 de Mateus, pois no versículo encontrado em Mateus 23.39, Jesus declara que"será a última vez que o verão naquele lugar", resultando numa reação preocupante dos discípulos.
A intensão dos discípulos em terem chamado a atenção de Jesus para o Templo, foi de saber o que aconteceria com o templo por conta do caos em que se encontrava e da atidude um tanto frustantte de Jesus em mencionar que seria a última vez que o veriam no templo. Podemos confirmar essa intenção com a resposta de Cristo, que foi a destruição do templo. Para as pessoas de Jerusalém e boa parte das regiões circunvizinhas, a sinagoga tinha uma importância socio-cultural em que a destruição da mesma representaria uma completa catastrofe. Logo os discípulos concluíram que isso só poderia ser o princípio do fim dos tempos e por tanto ficaram altamente interessados em saber de Cristo quais seriam os outros sinais que confirmariam a volta do Senhor, já que a decadência do templo de Jerusalém já não era mais nenhuma novidade devido as condições caóticas em que se encontrava.

Nessa Lição trataremos de estudar estes Sinais que são relatados em Mateus 24, e nada mais é inteligível, do que iniciarmos a Lição falando do primeiro sinal que Cristo nos deixou, a destruição do templo, e fato esse já ocorreu em 70 d.c. O que nos deixa certo de que os sinais de Cristo para sua vinda são mais que concretos e contidianos, pois já aconteceram, estão acontecendo e vão acontecer. Estejamos vigilantes sobre a vinda de Cristo e seus sinais, pois a qualquer momento Ele pode voltar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário