bate-papo EBD JUVENIL

terça-feira, 30 de outubro de 2012

REBECA 1ºMÊS





























Lição 5-O convite de casamento(lição faixa etária juvenil)


Amigos que esta pesquisa possa esclarecer os temas abordados:AS BODAS DO CORDEIRO E A NOIVA DE CRISTO.Desde ja agradeço sua visita ao nosso blog.Ass.Vivian Santos.
AS BODAS DO CORDEIRO

Este glorioso evento terá seu inicio tão logo termine o Tribunal de Cristo.
As Bodas do Cordeiro será o enlace matrimonial entre Cristo e a Igreja.

1.Será a sua abertura com louvor Apoc. 19 : 7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos - lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro,...
2.A esposa estará preparada Apoc. 19 : 8 ... e já a sua esposa se aprontou
3.Será celebrada a Ceia do Senhor Apoc. 19 : 9 ... Bem-aventurado aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.
4.Cristo mesmo servirá à mesa Lucas 12 : 37 ... Em Verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar `a mesa, e, chegando-se, os servirá.
5.Os crentes do V. T. participarão desta festa Mat. 8 : 11 ... e assentar-se-ão `a mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos Céus.



CARACTERÍSTICAS DAS BODAS

1.Lugar das bodas (Ap 19.1; 21.9). Pela ordem normal dos acontecimentos escatológicos, esse evento acontecerá no céu. Quando João declarou “ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão que dizia: Aleluia!”, ele identificou naturalmente o lugar. Alegria e triunfo pelas vitórias do Cordeiro são demonstradas e, a seguir, surge a noiva do Cordeiro já glorificada, coroada e preparada para o glorioso casamento. Entendemos, então, que o céu é o lugar mais adequado para esse acontecimento extraordinário.



2.Participantes das bodas. O casamento é de Cristo e a Igreja, mas os convidados são muitos. De acordo com Dn 12.1-3 e Is 26.19-21, o Israel salvo da Grande Tribulação e os santos do Antigo Testamento são os convidados especiais. Devemos ter cuidado na interpretação desse evento para não confundirmos nem misturarmos os fatos que envolvem as bodas no céu e as bodas na Terra. No céu, as bodas são da Igreja e o Cordeiro (Ap 19.7-9). Na Terra, as bodas envolvem Israel e o Cordeiro (Mt 22.1-14; Lc 14.16-24; Mt 25.1-13). A cena das bodas no céu difere das bodas na Terra. No céu, somente a Igreja e seus convidados participarão. Na Terra, Israel estará esperando que o esposo venha convidá-lo a conhecer a esposa (a Igreja), que estará reinando com Ele no período milenial.
Ap.19:7 – Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou
Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro: Anunciam o motivo da celebração: é uma festa de casamento! O Cordeiro receberá a sua noiva! A figura do casamento para representar a relação de Deus com o seu povo é usada no Velho Testamento para falar sobre o povo judeu. Deus tomou Israel (ou Judá) como sua esposa, mas ela foi infiel, cometendo adultério espiritual (Ezequiel 16; Oséias 2 e 3). No Novo Testamento, Cristo se entregou por sua noiva, e quer que ela seja “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:25-27).
Cuja esposa a si mesma já se ataviou: Ela se preparou para o casamento, como uma noiva se prepara para se apresentar ao noivo. A idéia da noiva nas Escrituras exige o esforço da igreja para se apresentar pura e sem mancha. Paulo disse: “Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo” (2 Coríntios 11:2).
                                                                                                                                                                                Ap.19:8 – pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.
Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro: A meretriz, a grande cidade mundana, estava vestida de linho finíssimo, mas sua posição como rainha durou pouco tempo. Linho fino é a roupa adequada para um servo na presença de um rei (Gênesis 41:2). Foi usado nas vestes sacerdotais no Velho Testamento (Êxodo 28:5,6,8,15,39,42; 1 Samuel 2:18; 22:18). Deus vestiu sua esposa em linho fino (Ezequiel 16:10,13). Em outros trechos do Apocalipse, linho finíssimo mostra a pureza dos servos de Deus. É vestido pelos anjos que saem do santuário com os sete flagelos (15:6; cf. Ezequiel 10:2-7). A noiva que se apresenta a Cristo é vestida de linho fino.
Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos: O significado do linho, como já deduzimos das citações acima, é a pureza dos servos obedientes. Este versículo não nega a importância da graça divina na nossa salvação, como vários outros versículos deste livro enfatizam (7:14; 12:11; etc.). Ele frisa a necessidade da fé obediente (14:12; cf. Tiago 1:25; 2:24).
Ap.19:9 – Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.
Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus: Uma afirmação importante, cuja veracidade é frisada de várias maneiras: Œ O anjo mandou que João escrevesse estas palavras (assim reforçando a ordem geral de 1:19); Ele enfatizou que as palavras são verdadeiras. Obviamente, tudo que Deus fala é a verdade, mas esta palavra destaca mais ainda a importância desta afirmação; Ž Disse que são palavras de Deus, a fonte de altíssima autoridade.
A mensagem é a quarta das sete bem-aventuranças do livro (cf. lição 3). Quem são estas pessoas abençoadas? Os vencedores, os obedientes, os santos, os que não amaram a própria vida e se ofereceram totalmente ao Senhor. Neste contexto, a aplicação primária deve ser feita aos vencedores no contexto da perseguição romana. A figura do casamento de Cristo com a sua igreja, porém, estende-se aos outros fiéis (1 Coríntios 11:2; Efésios 5:27). Os mártires da época de João acham a sua vindicação na derrota da meretriz e, logo em seguida, na queda das bestas e do dragão. A igreja de todos os lugares e de todas as épocas realiza a sua vitória em chegar à presença do Senhor – ou pela morte dos fiéis (2 Timóteo 4:6-8) ou pela segunda vinda de Jesus (1 Tessalonicenses 4:16-18).


EXIGÊNCIAS DAS BODAS, Mt 22: 1-14
Analisemos, agora, a parábola contada por Jesus e re­latada por Mateus, comparando-a com o relato paralelo que se encontra em Lucas 14: 16-24.
a) Festa de gente importante para gente impor­tante, Mt 22: 1-4. De acordo com Mateus, um rei con­vidou gente de seu convívio para a festa de casamento de seu filho. Eram pessoas que estavam acostumadas a rela­cionar-se com o rei, grandes amigos e colegas.
b) Os convidados não deram importância para a festa e receberam sua paga, v. 5-7. O convite era sério bem como o ato de aceitá-lo. Veja, em Lucas 14, as respostas dadas: “comprei um campo e preciso ir vê-lo”; “comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los”; “casei-me com uma noiva e portanto não posso ir”. As desculpas não eram convincentes. Houve rejeição delibe­rada ao convite. Para fazer um segundo convite, o rei en­viou outros servos. Desta vez, os convidados agarraram os servos do rei e os mataram. Isso despertou a ira do sobera­no, que castigou todos quantos o rejeitaram. Na verdade, “os convidados não eram dignos”, Mt 22: 8.
c) Com a festa preparada, o rei faz novos convi­tes, v. 10. Depois de punidos os que se julgavam impor­tantes, o rei envia o convite para maus e bons, pessoas que se achavam desprezíveis, gente que não se achava impor­tante, mas estava disposta ir às bodas. Os convidados deve­riam usar vestes nupciais, w. 11-14. Um deles foi lançado fora porque não tinha vestes festivas.






segunda-feira, 29 de outubro de 2012